Como utilizar o número de Emergência - 112

Em qualquer caso de emergência, de Norte a Sul do País, o número 112 – Número Europeu de Emergência - pode ser ligado através dos telefones das redes fixa e móvel. A chamada é gratuita e é atendida de imediato pelos centros de emergência que acionam os sistemas médico, policial e de incêndio, consoante a situação verificada.

Como Utilizar

O Número de Emergência 112 deve ser utilizado, entre outras situações (desacatos, assaltos), nas seguintes:

• Acidente de viação: todos os casos relacionados com veículos, quer se refiram a peões atropelados, quer a indivíduos transportados nas viaturas sinistradas.
  • Acidentes no trabalho: os variados casos de sinistro individual ou coletivo ocorridos nos locais de trabalho (fábricas, oficinas, obras, escritórios, armazéns, etc.).
  • Acidentes no desporto: os sinistrados resultantes da prática das diversas atividades desportivas, tanto de competição como de recreio.
  • Quedas: quando as suas consequências exijam transporte em ambulância.
  • Doença súbita: os casos dos indivíduos acometidos de doença que aparente exigir intervenção hospitalar (dor no peito, falta de ar, perda de conhecimento e outras situações de perigo de vida).
  • Agressão: os casos de indivíduos feridos por agressão que exijam tratamento hospitalar.
  • Intoxicações: os casos de envenenamento, acidental ou não, fugas de gás, etc.
  • Afogamento: todos os casos em que o acidente resultou de submersão.
  • Alcoolismo: todos os casos em que, por virtude de intoxicação alcoólica aguda, esteja em perigo a vida do indivíduo.
  • Partos súbitos: os casos de parto iminente.
  • Incêndios urbanos
  • Incêndios florestais: se avistar o início de um incêndio florestal, ligue de imediato (em alternativa pode utilizar, ainda, o 117).

As Centrais de Emergência ativam os meios de socorro adequados de acordo com a sua informação.

Antes de ligar 112, informe-se sobre os pormenores que a Central tem necessidade de conhecer:

• ONDE (local exato da ocorrência): rua, n.º da porta, estrada (sentido ascendente ou descendente), pontos de referência.
  • O QUÊ (tipo de ocorrência: acidente, incêndio florestal ou outro, parto, doença súbita, intoxicação, etc.).
  • QUEM (Vítima/doente, número de vítimas, queixas).

A eficácia do socorro depende da sua colaboração.

Em caso de acidente, tente saber e comunique:

Tipo de acidente (atropelamento, acidente de viação – moto, ligeiro, pesado – queda, etc.).

Quem? (número de vítimas, estado das vítimas – consciente, inconsciente, hemorragias, etc.).

Complicações (queda num rio, encarcerado num carro, etc.).

Riscos associados (incêndio, derramamento de substâncias perigosas, etc.).

Em caso de parto, tente saber e comunique:

• Tempo de gravidez.
  • Se está ou não com contrações (de quantos em quantos minutos).
  • Se teve algum problema durante a gravidez.
  • Quantos filhos teve?

Em caso de doença súbita, tente saber e comunique:

• Queixa principal.
  • Há quanto tempo se iniciou.
  • Quais são os sintomas associados?
  • Doenças conhecidas.

A sua colaboração é fundamental sempre que se encontre em risco a vida humana. Preste atenção às perguntas efectuadas, responda com calma e siga as instruções indicadas.

No portal da Comissão Europeia, emhttp://ec.europa.eu/information_society/activities/112/index_en.htm, encontra-se disponível informação sobre o 112 - Número Europeu de Emergência, tal como o seu acesso, promoção e sensibilização do público para a sua correcta utilização (boas práticas).

O Instituto Nacional de Emergência Médica, (INEM) é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

O INEM, através do Número Europeu de Emergência - 112, dispõe de vários meios para responder com eficácia, a qualquer hora, a situações de emergência médica.

Informações adicionais sobre o Número Europeu de Emergência - 112 podem ser obtidas emhttp://www.inem.pt/pageGen.asp?SYS_PAGE_ID=468609.

A PROTEÇÃO CIVIL SOMOS TODOS NÓS!

Fonte: Sitio da Autoridade Nacional de Proteção Civil na internet. www.prociv.pt

Última actualização (2018-12-16 05:29:33)