Curso de Busca e Salvamento com cães

Decorreu entre os dias 16 de Janeiro e 09 de Fevereiro de 2012, no Corpo de Bombeiros de Óbidos, um curso de Busca e Salvamento com cães, com vista a formar dois guias deste Corpo de Bombeiros.
A formação foi orientada por formadores que integram o Grupo Especial de Resgate K9 Portugal e os bombeiros formados foram o João Damasceno e a Magda Granja.
Esta formação teve como principal objectivo a aquisição de conhecimentos/técnicas que permitam aos cães e aos respectivos guias proceder a buscas em grandes áreas e escombros. Pretende-se que as técnicas adquiridas permitam operacionalizar os guias por forma a poderem intervir em Teatros de Operações que possam eventualmente surgir.
Segundo os Bombeiros que participaram nesta formação, o curso foi muito interessante e positivo, fazendo com que o Grupo de Cinotécnica crie novas perspectivas de trabalho na Busca e Salvamento.
É ainda objectivo deste grupo a construção de uma pequena estrutura, comportando um "campo de escombros" afim de poderem dar continuidade aos treinos com os seus cães.