"A Saúde na 3ª Idade" e "Segurança e Auto Protecção"

"No âmbito dos Programas Municipais “Saúde Melhor” e “Melhor Idade”, o Corpo de Bombeiros de Óbidos esteve presente no passado dia 25 de Novembro de 2011 numa sessão de esclarecimento subordinada aos temas: “A saúde na 3ª Idade” e “Segurança e Auto Protecção” para cerca de 200 utentes do Programa Melhor Idade (população sénior).
O Corpo de Bombeiros de Óbidos defende que os seus Bombeiros  não tem só como missão o socorro,  mas também o dever de informar a população como prevenir e ensinar assim métodos de prevenção. Nesse sentido a nossa participação nesta iniciativa  foi sobre  PREVENÇÃO, abordando alguns GESTOS que cada idoso poderá ter no seu dia-a-dia e que poderão  ajudar a evitar alguns RISCOS. Foram abordadas algumas temáticas tais como:
O que fazer em caso de urgência?
Como prevenir uma situação de incêndio em casa?
O que fazer se houver um incêndio em casa?
Gestos importante a ter durante o tempo frio.
O que fazer na iminência de uma inundação?
O Corpo de Bombeiros de Óbidos deixou um desafio lançado a todos os que se fizeram representar nesta acção: "Evite os riscos. Combata os riscos. Dê prioridade às medidas de PREVENÇÃO!"
De realçar mais uma vez a importância que estas iniciativas têm,  no sentido de munir os munícipes  de competências que lhes permitam  prevenir-se ajudando-nos a socorrê-los.
Acreditamos que a aproximação dos Bombeiros com  população também traz uma serie de resultados positivos. Hoje, o nosso Corpo de Bombeiros vive um novo momento, também moldado em muito com esta aproximação do Bombeiro com a população."

Departamento de Comunicação e Imagem CBO