• Entrada
  • Informações
  • Notícias

Departamento de Salvamentos Especiais do Corpo de Bombeiros de Óbidos em treino Operacional Conjunto na Madeira

No âmbito da partilha de conhecimentos e experiências com equipas especializadas em socorro no que concerne à vertente da Montanha e Canyoning, 5 elementos pertencentes ao Departamento de Salvamentos Especiais (DSE) do Corpo de Bombeiros de Óbidos viajaram até à Madeira entre os dias 22 e 24 de março.

Pela primeira vez o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPC) proporcionou em exclusividade a um Corpo de Bombeiros a participação conjunta operacional dos vários agentes de proteção civil da Madeira, com o intuito de trocarem conhecimentos e experiências.

Este Treino Operacional envolveu Equipas de Socorro e Resgate em Montanha de várias Corporações de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira (RAM); Elementos da Equipa de Socorro e Resgate em Canyoning do SRPC, Instituto Público da Região Autónoma da Madeira (IP-RAM); uma Equipa Cinotécnica da GNR (Binómio); a Equipa de Operações Especiais da PSP a que se associou o Grupo de 5 Elementos do DSE do Corpo de Bombeiros de Óbidos. Além do Quartel dos B. V. Madeirenses, foram utilizados os sítios da Rocha Branca – Machico, Chão da Ribeira – Faias – Seixal e Juncal – Pico do Areeiro no treino de campo.

Foram quatro dias intensos de formação que permitiram congregar valores de gerações que permitem o crescimento dinâmico e motivador do espirito de grupo e trabalho em equipa. Os resultados obtidos foram muito positivos no âmbito da aprendizagem, partilha de experiências, trabalho com equipas multidisciplinares, relacionamento institucional, parcerias, colaboração, companheiro e amizade.

Uma aprendizagem bem conduzida, que permitirá agora aos elementos do DSE que integraram esta equipa, partilhar todos os conhecimentos adquiridos com todo o Corpo de Bombeiros.

Departamento de Comunicação e Imagem do CBO

PROTEC. ASSIST. PESSOAS E BENS Assistência em Saúde Transp. Regular de Doentes
Local: SANTA MARIA, SÃO PEDRO E SOBRAL DA LAGOA
SANTA MARIA, SÃO PEDRO E SOBRAL DA LAGOA