• Entrada
  • Informações

Bombeiros de Óbidos, 86 anos a servir a população

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos celebrou no passado dia 07 de abril de 2013, o 86º Aniversário.

A cerimónia que contou com a presença do Sr. Comandante Distrital de Operações de Socorro de Leira, Comandante Sérgio Gomes, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leira, Comandante Mário Cerol, foi presidida pelo Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Óbidos Eng. Humberto Marques, destacou-se pela nomeação do Comandante Carlos Silva para Comandante dos Bombeiros de Óbidos, e a atribuição de medalhas aos Bombeiros de Óbidos pelos serviços às prestados à Comunidade.

Uma nova ambulância de socorro adquirida com as receitas provenientes da participação no Mercado Medieval de Óbidos de 2012 e o apoio do Município, foi apresentada a toda a população.

O ponto alto das celebrações foi a sessão solene, onde foi recordado o último ano como sendo um dos mais marcantes na história da Associação e a comunicação oficial a todos os presentes do novo Comandante do Corpo de Bombeiros. O Comandante Carlos Silva que exerceu nos últimos 6 anos

as funções de Adjunto de Comando.

A Direção da Associação e demais oradores congratularam o Comandante Carlos Silva com votos dos maiores sucessos no desempenho das novas funções, sendo partilhada por todos a convicção que fará um excelente trabalho, mantendo assim os níveis de profissionalismo e operacionalidade que são apanágio do Corpo de Bombeiros.

Aquando o seu discurso, o agora Comandante do Corpo de Bombeiros referiu: “que os motivos que me levaram a aceitar o convite de ser Comandante, foram principalmente e, em grande parte, o apoio presencial e os votos de confiança dos meus ex. colegas de Comando, que desde o momento que passaram a desempenhar as suas novas funções continuaram, dentro das suas possibilidades, a apoiar-me sempre que existiu essa necessidade. O facto de os ter por perto, sem dúvida, que é um apoio muito grande nesta nova fase da minha vida e deste novo capítulo da história dos Bombeiros de Óbidos.” O Comandante tornou ainda público, o seu agradecimento à atual direção por depositarem total confiança na sua pessoa para comandar os destinos do Corpo de Bombeiros.

Um outro momento repleto de simbolismo foi a entrega de equipamento de proteção individual aos 17 novos estagiários, que se encontram na fase “período probatório em contexto de trabalho”, marcando desta forma a finalização da primeira fase desta importante caminhada.

Numa cerimónia, toda ela vivida e sentida por todos de uma forma intensa, procedeu-se também à entrega de várias medalhas honoríficas a elementos do Corpo de Bombeiros. Medalha de Assiduidade Grau Cobre – 5 Anos : Chefe José Carlos Tomé dos Reis, Bombeiro de 3º Elson Dinis Silva Mendonça, Bombeiro de 3º Telmo Alexandre Oliveira, Bombeiro de 3º Daniel Simões Elias. Medalha de Assiduidade Grau Prata – 10 anos: Pedro Manuel da Silva Bandola. Medalha de Assiduidade Grau Ouro – 15 anos: Luís Miguel Madaleno Tomás. Medalha de Assiduidade Grau Ouro – 20 Anos: Marco Filipe Simões Martins, Jorge Manuel Paulino Pereira e Eddy Leal Dias. Medalha de Dedicação Grau Ouro – 25 anos: Carlos Alberto Ferreira Antunes.

Ainda, no decorrer da sessão solene foi feita a entrega da Medalha de Grau  Cobre da AHBVCO à Bombeira de 1º Patrícia Alexandra Calixto dos Reis, considerada pelo Corpo de Bombeiros como a Bombeira do Ano.

Foi ainda efetuada a bênção, pelo Sr. Padre Paulo Gerardo, Prior das Paróquias de Óbidos, de dois veículos novos (um veículo de combate a incêndios florestais e uma ambulância de socorro) que passaram a fazer parte da frota automóvel do Corpo de Bombeiros.

A Direção agradeceu ainda a participação dos familiares dos Bombeiros e de todos os amigos dos Bombeiros no evento do Mercado Medieval e que permitiu a aquisição da nova ambulância para o serviço da População, bem como o agradecimento aos Bombeiros e funcionários da associação por todo o trabalho desenvolvido no ano de 2012.

Após toda a cerimónia houve um almoço de confraternização, seguido de animação e convívio.

O Corpo de Bombeiros de Óbidos orgulha-se por estes 86 anos de história motivados e determinados a salvar pessoas e bens. Empenho, criatividade e proximidade são a garantia que todos deixam para futuro.

Departamento de Comunicação e Imagem do CBO

2020-08-10 12:51
Local: GAEIRAS
GAEIRAS