Bombeiros de Óbidos promovem Curso Inicial de Mergulho Forense
Teve inicio, no mês de Maio, o projecto de formação inicial de Mergulho Forense com a participação de um grupo de nove elementos dos bombeiros voluntários de Óbidos.
Este projecto de formação com uma carga horária de 200 horas, destina-se a formar e treinar técnicos mergulhadores para actuar em ocorrências em meio subaquático originários de acidentes, crime ou catástrofe. Os conteúdos abordados remetem-se essencialmente para as técnicas avançadas de Mergulho e também da Psicologia Forense. Além da aquisição dos conhecimentos teórico/práticos inerentes e comuns às actividades do mergulho e da psicologia, serão também ministrados conteúdos que exigem dos futuros técnicos mergulhadores maior exigência física e psicológica, em conformidade com todos os fundamentos indispensáveis e de grande importância para a formação do mergulhador de segurança pública.
No presente mês de Setembro continua a decorrer o segundo módulo de formação. Nesta etapa os futuros mergulhadores forenses já adquiriram, conhecimentos teóricos e práticos sobre a Teoria do Mergulho, Navegação Subaquática, Técnicas de Flutuabilidade, a Vitimologia, o Testemunho, Técnicas e Modelos de Entrevista, Violência, Stress e Resgate entre outros conteúdos fundamentais para o bom desenvolvimento profissional. Para além de todas as matérias abordadas um dos focus desta formação é a preocupação com o indivíduo e com o grupo, treinando técnicas e ferramentas para o desenvolvimento individual e em grupo, bem como na prevenção dos elementos durante as ocorrências.
Departamento de Comunicação e Imagem do CBO