• Entrada
  • Informações

Bombeiros de Óbidos promovem Curso Inicial de Mergulho Forense

Teve inicio, no mês de Maio, o projecto de formação inicial de Mergulho Forense com a participação de um grupo de nove elementos dos bombeiros voluntários de Óbidos.

Este projecto de formação com uma carga horária de 200 horas, destina-se a formar e treinar técnicos mergulhadores para actuar em ocorrências em meio subaquático originários de acidentes, crime ou catástrofe. Os conteúdos abordados remetem-se essencialmente para as técnicas avançadas de Mergulho  e também da Psicologia Forense.   Além da aquisição dos conhecimentos teórico/práticos inerentes e comuns às actividades do mergulho e da psicologia, serão também ministrados conteúdos que exigem dos futuros técnicos mergulhadores maior exigência física e psicológica, em conformidade com todos os fundamentos indispensáveis e de grande importância para a formação do mergulhador de segurança pública.

No presente mês de Setembro continua a decorrer o segundo módulo de formação. Nesta etapa os futuros mergulhadores forenses já adquiriram, conhecimentos teóricos e práticos sobre a Teoria do Mergulho, Navegação Subaquática, Técnicas de Flutuabilidade, a Vitimologia, o Testemunho, Técnicas e Modelos de Entrevista, Violência, Stress e Resgate entre outros conteúdos fundamentais para o bom desenvolvimento profissional. Para além de todas as matérias abordadas um dos focus desta formação é a preocupação com o indivíduo e com o grupo, treinando técnicas e ferramentas para o desenvolvimento individual e em grupo, bem como na prevenção dos elementos durante as ocorrências.

Departamento de Comunicação e Imagem do CBO

PROTEC. ASSIST. PESSOAS E BENS Assistência em Saúde Transp. Regular de Doentes
Local: SANTA MARIA, SÃO PEDRO E SOBRAL DA LAGOA
SANTA MARIA, SÃO PEDRO E SOBRAL DA LAGOA