Bombeiros de Óbidos 87 anos a servir a população

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos celebrou, no passado dia 13 de abril de 2013, o seu 87º Aniversário.

A cerimónia contou com 5 pontos altos: inauguração do talhão dos Bombeiros, entrega de medalhas, tomada de posse dos novos órgãos sociais, discursos e, por último, bênção de viaturas.

Às 9h30, teve lugar no cemitério dos Arcos, em Óbidos, a inauguração e a bênção do monumento do talhão dos Bombeiros. A construção do mesmo era já uma ambição com mais de 50 anos, a qual foi finalmente concretizada. Aquando da sua inauguração, Rui Vargas, Presidente da Direção, realçou a importância desta obra: “trata-se de uma obra com um duplo significado: homenagear os Soldados da Paz do Corpo de Bombeiros de Óbidos que faleceram, tendo sido totalmente realizada pelos Bombeiros de Óbidos que, assim, homenagearam, com o seu trabalho, os seus antecessores.”

De seguida, o Comandante, Carlos Silva, e o Presidente da Direção, Rui Vargas, depositaram uma coroa de flores em homenagem aos Bombeiros falecidos.

A cerimónia continuou com a entrega de medalhas honoríficas aos elementos do Corpo de Bombeiros de Óbidos, destacando-se a entrega da Medalha de Grau Cobre da AHBVCO ao Bombeiro de 1ª, Emídio Eusébio, considerado pelo Corpo de Bombeiros como o Bombeiro do Ano 2013.

Este ano, o festejo do aniversário contou com outro momento alto, a tomada de posse dos novos órgãos sociais, eleitos no passado dia 31 de março.

Frederico Garcia, Presidente da Assembleia Geral, deu posse aos novos órgãos sociais, destacando o trabalho levado a cabo pela Direção anterior.

No decorrer do seu discurso, Carlos Silva referiu que o Corpo de Bombeiros de Óbidos é reconhecido e referenciado, a nível nacional, por diversas razões: não apenas pela excelente qualidade de recursos humanos de que dispõe, mas também pelo seu

sentido de organização, qualidade de imagem e ainda por toda a atividade e projetos em que está envolvido. O mesmo agradeceu à Direção da Associação pelo excelente trabalho realizado ao longo destes últimos 3 anos no que toca à gestão da Associação, em tempos tão controversos como os que temos vivido ultimamente. Para finalizar o seu discurso, as últimas palavras foram dirigidas às Mulheres e aos Homens que constituem o Corpo de Bombeiros de Óbidos, agradecendo a cada um, pelo facto de o terem apoiado e encorajado a Comandar aquele que, para ele, é o melhor Corpo de Bombeiros do Mundo.

O Presidente da Direção reeleito, Rui Vargas, no seu discurso, homenageou o Dr. Frederico Garcia pelos seus mais de 60 anos ao serviço do Corpo de Bombeiros e desta Associação. Para além disso, procedeu a um breve resumo do trabalho consumado nos últimos 3 anos, abordando ainda os desafios e os projetos para o futuro. Este deu especial destaque ao trabalho realizado, no último ano, pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Silva. Para terminar, agradeceu aos Bombeiros de Óbidos, aos seus familiares e amigos por todo o empenho e trabalho dado a esta nobre causa.

O último momento alto da cerimónia foi a bênção de quatro novos veículos: duas ambulâncias de transporte de doentes, um veículo de operações especiais e ainda uma ambulância de socorro, este último oferecido pela antiga Junta de Freguesia de São Pedro, à qual tanto o Comando, como a Direção agradeceram a oferta.

O Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, no seu discurso, salientou a excelência do trabalho prestado por este Corpo de Bombeiros, Comando e Direção, realçando que são um cartão-de-visita de Óbidos.

A cerimónia que contou com a presença oficial do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Eng. Humberto Marques, do Sr. Comandante Distrital de Operações de Socorro de Leiria, Comandante Sérgio Gomes, do representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Sr. António Marques, do Vice-presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria, Sr. José Augusto, do Comandante do Posto da Guarda Nacional Republicana de Óbidos, 1.º Sargento Américo Abreu, do representante da Escola de Sargentos do Exército de Caldas da Rainha, Major de Cavalaria José Rosa e ainda do Prior das Paróquias de Óbidos, Padre Paulo Gerardo, dos Senhores Presidentes das Juntas de Freguesias do Concelho de Óbidos, das Associações do Concelho, dos Bombeiros e dos respetivos familiares terminou com um almoço de confraternização, seguido de animação e de convívio.

Nota: Medalhas honoríficas a elementos do Corpo de Bombeiros: Medalha de Assiduidade Grau Cobre – 5 Anos: Bombeiro de 3ª, Élio Rosa; Bombeira de 3ª, Liliana Gomes; Bombeiro de 3ª, David Santos; Bombeiro de 3ª, Vítor Felizardo; Bombeira de 3ª, Daniela Carvalho. Medalha de Assiduidade Grau Prata – 10 Anos: Bombeiro de 3ª, João Delgado. Medalha de Assiduidade Grau Ouro – 15 Anos: Adjunto de Comando, Patrícia Reis; Bombeira de 1ª, Adélia Antunes; Bombeiro de 1ª, Luís Rodrigues. Medalha de Assiduidade Grau Ouro – 20 Anos: Bombeiro de 1ª, Emídio Eusébio; Bombeiro de 1ª, Élio Gomes e Bombeiro de 2ª, João Pereira.

Novos Órgãos Sociais:

Direção: